Luis Marcelo

Wednesday, June 14, 2006

Quadrado Mágico não funciona e Brasil sofre para vencer a Croácia


Mesmo sofrendo muita pressão do time croata, o Brasil sobreviveu a primeira batalha com o gol salvador de Kaká. A seleção brasileira venceu a Croácia por 1 a 0 na estréia da Copa do Mundo na última terça-feira, 13. Com falhas na marcação, errando passes e o ataque se trombando o tempo todo com pouca movimentação, o Brasil jogou muito abaixo do esperado.
É fato que deve se levar em consideração o peso e a ansiedade de uma estréia na Copa do Mundo. Mas também é bom lembrar que os jogadores do Brasil disputam durante todo o ano os principais campeonatos do mundo e têm experiência suficiente para superarem qualquer tipo de pressão.
O que precisa mudar na seleção brasileira é justamente a mentalidade do técnico Carlos Alberto Parreira, que insiste em uma formação tática com poucas chances de dar certo. Contra adversários tecnicamente inferiores, como por exemplo os que estão no grupo do Brasil, pode até dar algum resultado, mas diante de seleções com um esquema mais definido e com potencial técnico maior, a seleção brasileira pode se perder em campo.
O quadrado mágico é muito vulnerável, principalmente por causa da fragilidade do sistema defensivo e jogar com Ronaldo e Adriano no mesmo time não é nada eficiente, um acaba atrapalhado o outro. Além disso, o ataque brasileiro está muito embolado dificultando a criação das jogadas.
Por isso a saída de um atacante para a entrada de um homem de meio de campo resolveria o problema defensivo, aumentando o poder de marcação e ganharia também o próprio ataque, com mais um jogador de criação.
Esperamos que na segunda partida contra a Austrália, o Brasil se encontre dentro de campo e o técnico brasileiro deixe a teimosia de lado e escale um time que seja mais compacto e eficiente.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home